segunda-feira, 21 de julho de 2014

São Luís é 5ª capital no ranking de novos casos de Aids, diz Semus

"Dados foram divulgados pelo Programa DSTs/Aids da secretaria. Capital maranhense é a 2ª cidade do nordeste em incidência da doença."
             São Luís é a 5ª capital do país no ranking de novos casos de Aids, segundo dados divulgados pelo Programa DSTs/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da capital maranhense.
           De acordo com os dados, entre 2005 e 2013, foram registrados 3.098 casos da doença na capital maranhense, o que teria levado São Luís a ocupar a 2ª colocação em ocorrência de Aids entre quase duas mil cidades da região nordeste. A incidência é maior em meninas e mulheres com idades entre 13 e 25 anos.

"O que é mais assustador é que essa atual geração não vivenciou o início da epidemia, então, a gente vai precisar repensar novas estratégias para essa geração. Não com uma metodologia terrorista, mas com uma metodologia educativa em termos da importância de adquirir a prática sexual segura", comentou o coordenador-adjunto do Programa DSTs/Aids da Semus.

                A educadora sexual Roseli Oliveira acredita que a educação não pode mais ser vista apenas como uma questão biológica. "A sexualidade tem três componentes. Um biológico, de corpo, um componente psicológico de identidade, masculino e feminino, e um componente social, de papel, de homens ou de mulheres na sociedade", concluindo que essa visão precisa ser mais trabalhada nas escolas e pelos pais para que os jovens sintam-se seguros para fazer opções conscientes.

              O teste que detecta o HIV e outras doenças virais pode ser feito gratuitamente na rede municipal de saúde, em centros especializados. Com apenas um furo no dedo, em cinco minutos, sai o resultado - uma linha significa que o teste deu negativo; duas, positivo. A eficiência do teste é de 99,9% de acerto.

"Após uma situação de risco, a gente precisa esperar um período de 30 dias de uma camisinha estourada ou de uma relação sem camisinha pra poder fazer o exame pra ter a certeza se foi contaminado ou não", explicou a enfermeira Gabriela Novaes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.